"As terríveis conseqüências do pensamento negativo são percebidas muito tarde." Paulo Freire

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Contas Públicas: seja cidadão e fiscalize

Já faz tempo que não me deixo levar pelas análises sensacionalistas e apocalípticas de alguns “jornalões tradicionais” ou pelos especialistas de última hora que nos enchem os tímpanos com os escândalos do dia, pregando que o mundo acabará imediatamente após a edição do Jornal da Globo.

Fala-se muito dos gastos públicos, da (ir)responsabilidade fiscal e que tudo está errado. Fazem-nos pensar que o Brasil despenca numa ladeira sem fim.
Entendo o ponto de vista deles, entretanto, diria que existem outras formas de conhecer a execução dos gastos federais sem as “tintas” dos editores de economia desses órgãos da imprensa.

Calma, nem tudo está perdido, pelo menos você poderá verificar a situação das coisas e entender se essas análises são procedentes.

Desde novembro de 2004, existe na internet o Portal da Transparência, criado pela Controladoria-Geral da União, que se constitui num canal pelo qual você poderá acompanhar a execução financeira dos programas de governo, em âmbito federal. Lá estão disponíveis as informações sobre os recursos públicos federais destinados pelo Governo a estados, municípios e Distrito Federal e diretamente ao cidadão, bem como os dados sobre os gastos do próprio Governo Federal em compras ou contratação de obras e serviços, por exemplo.

Caso queira saber quanto o seu governador (no meu caso o José Serra) recebeu para gastos com Educação ou Saúde ou qual o montante de recursos que deveria ser gasto em Transporte Público, você encontra lá.

Depois de uma olhadinha, você poderá cobrar, com toda a segurança, o seu “Deputado do Coração”, perguntando a ele o que houve com aquele investimento necessário, prometido e não realizado, ainda! Ou, até mesmo, eventuais superfaturamentos em gastos específicos.

Enfim, meus caros, acessem
http://www.portaltransparencia.gov.br/ e tirem suas conclusões. Caso precisem de ajuda, consultem um economista!

Amplexos,
Jovem Economista

Nenhum comentário: