"As terríveis conseqüências do pensamento negativo são percebidas muito tarde." Paulo Freire

terça-feira, 31 de março de 2009

O Fluxo Circular da Renda

Qual o efeito da crise Americana para o povo Brasileiro?

Resposta ao comentário de 07 de outubro de 2008

Jovens Economistas, retomando a postagem no Blog, sinto-me no dever de continuar o “Bom combate” (termo emprestado do título do livro de César Benjamin, editora Contraponto), promovendo o debate amplo para o aprimoramento dos ideais e do entendimento do universo econômico.

Pois bem, respondendo ao comentário do leitor Sr. Ricardo da UAM (imagino que seja Unibanco Asset Management ou Universidade Anhembi Morumbi, enfim...), seguem as considerações do assunto do momento:

O Brasil foi atingido pela crise financeira mundial de uma forma bem singular, alguns setores sentiram o impacto, outros setores não sentiram nada, que o diga o comércio varejista, o setor de alimentos, vestuário, dentre outros. O “chão de fábrica” referido é para as empresas que possuem matrizes fora do Brasil, que especularam ou vivem de crédito, precisaram cortar muitas despesas, e com isso, forçaram suas filiais a cumprir metas absurdas, metas essas que para serem atingidas, precisam cortar pessoas, postos de trabalho.

Esse comentário não está concordando com essa situação de cortes de funcionários, pois em muitos casos são as filias que garantem o grande lucro das matrizes. O ponto aqui é o desespero dos executivos dessas empresas, que partiram para uma estratégia irracional.

A mudança no depósito compulsório, promovida pelo Banco Central, teve como principal propósito fortalecer, blindar ainda mais o nosso sistema financeiro. A soberania nacional também se dá por uma moeda forte e para se ter uma moeda forte, o sistema financeiro tem que ser forte, sólido e que cumpra suas obrigações.

A crise mundial apresentou ao mundo as fragilidades de um sistema financeiro (o Americano no caso, seguida de alguns europeus) em que as negociações são efetuadas por base em contratos, o Banco Central Americano (Federal Reserve) não possui o total controle de alavancagem que as instituições financeiras praticavam, e com isso quem está pagando a conta, no final, é o contribuinte americano.

O problema das pequenas financeiras, que atendem pequenos lojistas, está na origem do capital para concessão de crédito. Essas financeiras trabalham como atravessadoras, captam o recurso no mercado externo e repassam ao mercado interno com uma margem de lucro, porém, quem trabalha com risco financeiro sabe que a mesma margem de lucro é proporcionalmente igual à margem de prejuízo, ou risco, que esse tipo de operação pode causar. Essas pequenas financeiras deveriam fazer a lição de casa e saber melhor da origem dos recursos que recebem, para que não faltem ou fiquem muito mais caros.

Os FIDC´s (Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios) foram criados justamente para minimizar os riscos de crédito (inadimplência) e promover a sua ampliação. Vale lembrar que o risco dessa modalidade de fundo de investimento é de seus aplicadores. Porém, essa modalidade de crédito tem que ser gerida por especialistas do mercado financeiro e o investidor desse tipo de fundo tem que ser outro especialista, pois os riscos são muitos e altamente variáveis. A lição é: não se aventure nesse mercado se não o conhece bem.

A grande questão para essa crise financeira é a falta de crédito, falta de dinheiro para emprestar. Mas essa questão é facilmente respondida, o problema foi colocar o crédito como propulsor da economia, e foi esquecido o bom e velho “Fluxo Circular da Renda” (ver: livro Princípios de Economia, de Carlos Roberto Martins Passos e Otto Nogami, 4ª edição, página 64; ou ainda, livro: Introdução à Economia, de Francisco Mochon e Roberto Luis Troster, na 1ª edição à página 177).



Pequeno resumo do “Fluxo Circular da Renda”: em uma economia real, as empresas produzem produtos, outras serviços, as famílias consomem esses produtos e serviços, o governo no meio dessas transações capta os impostos, que são revertidos em investimentos de infra-estrutura e outras formas de distribuição de renda, as empresas que produzem produtos e serviços empregam pessoas, que recebem renda, que consomem de outras empresas, que também consomem de outras empresas que fornecem matérias primas, o governo sempre arrecadando impostos e reinvestindo, e assim segue. O crédito, nesse resumo, poderia entrar como um auxiliar em aumentar a produção, ou para a família obter um bem mais custoso, ou ainda, fazer com que o governo acelere uma obra importante.

Imagine a seguinte situação: O banco “A” concede crédito para a fábrica “B” produzir mais. Com isso, a fábrica “B” precisa vender sua produção excedente, o mesmo banco “A” concede crédito agora para a loja “C” comprar essa enorme produção. A loja “C” precisa vender todos os produtos, com isso, o banco “A” concede crédito ao consumidor “D” por meio de financeiras para que o mesmo compre da loja. A fábrica “B” em um segundo momento, volta à produção anterior, e demite alguns funcionários, esses são consumidores de outros produtos e tomaram crédito para comprar esses produtos, como estão sem emprego, não pagam a loja, que por sua vez, demite mais funcionários e devolve parte dos produtos, para o fabricante que continuará esse ciclo. Vejam, o crédito não cumpriu seu papel e pior, desregulou o fluxo normal de uma economia.

Em referência a alavancagem dos bancos brasileiros no mercado de derivativos e futuros, os riscos já são conhecidos por todos, e essas operações não devem e não podem afetar a economia real. Os bancos não podem emprestar recursos lastreados em ganhos de operações futuras. É por isso que a crise americana é mais evidente pela falha de suas regulamentações que permitem lastros hipotecários “bolhas”, que para qualquer mudança do vento a mesma explode.

A “ressaca” da crise poderá ter efeito maior ou menor dependendo da resistência financeira do país.

O que não se pode aceitar são comentários, choramingos, desculpas esfarrapadas de alguns empresários que querem mais é estar na moda, e estar na moda é dizer “a crise afetou minha empresa, e agora, o que o governo fará a meu favor”.

Jovens Economistas, o momento não é fácil, mas em outros momentos da história, existiram crises menores no mundo com efeitos avassaladores no Brasil, e desta vez, o nosso país está mais forte para esses acontecimentos. Claro que seria impossível imaginar uma crise financeira mundial e no Brasil nenhuma empresa seja atingida e não existam demissões.

Para finalizar, deixo um pensamento de Albert Einstein, que está sendo veiculado no SBT de forma resumida:

“Não pretendemos que as coisas mudem se sempre fazemos o mesmo. A crise é a melhor benção que pode ocorrer com as pessoas e países, porque a crise traz progressos. A criatividade nasce da angústia, como o dia nasce da noite escura. É na crise que nascem as invenções, os descobrimentos e as grandes estratégias. Quem supera a crise, supera a si mesmo sem ficar "superado". Quem atribui à crise seus fracassos e penúrias, violenta seu próprio talento e respeita mais aos problemas do que as soluções. A verdadeira crise é a crise da incompetência. O inconveniente das pessoas e dos países é a esperança de encontrar as saídas e soluções fáceis. Sem crise não há desafios, sem desafios, a vida é uma rotina, uma lenta agonia. Sem crise não há mérito. É na crise que se aflora o melhor de cada um. Falar de crise é promovê-la, e calar-se sobre ela é exaltar o conformismo. Em vez disso, trabalhemos duro. “Acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar para superá-la”.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ótimo texto ;)